Valorant: App que otorgaba ventaja a jugadores es eliminada por Riot Games

Os jogos competitivos frequentemente revelam o melhor e o pior lado dos jogadores. Isso tem sido observado ao longo de muitos anos com Counter Strike, League of Legends e mais recentemente com Valorant. Esses jogos exigem muito comprometimento e melhoria constante por parte dos jogadores… o que leva muitos a recorrerem a ajudas para se destacarem.

A Riot Games, responsável por Valorant, voltou sua atenção para um aplicativo móvel que proporcionava vantagens a alguns jogadores em relação a outros. Não estamos falando de coisas tão sérias quanto ver através das paredes ou acertar disparos na cabeça o tempo todo, mas isso não deixa de ser preocupante. Estamos nos referindo ao aplicativo Recon Bolt, criado por Julian Dunskus em 2022.

 

Recon Bolt: uma aplicação controversa para Valorant

O projeto Recon Bolt teve início como um aplicativo ideal para monitorar minuciosamente as estatísticas e outros dados do jogo Valorant. Aplicativos de terceiros desse tipo são comuns, alguns até possuem recursos adicionais. Por exemplo, o DIM para Destiny 2 permite gerenciar o inventário do personagem sem abrir o menu. No entanto, neste caso, a aplicação evoluiu para oferecer a função de “instalock” ou bloqueio instantâneo de personagens, mesmo antes do menu de seleção do jogo aparecer.

É evidente que essa função não agradou nada à Riot Games, uma vez que proporciona vantagem a alguns jogadores em relação a outros, algo que não pode ser igualado de forma alguma. A empresa enviou uma ordem de cessação e desistência ao criador, e este anunciou no Discord o encerramento imediato da aplicação. “Recebi oficialmente uma ordem de cessação e desistência da Riot, ameaçando me levar aos tribunais se eu não remover o aplicativo e sua página no GitHub”, disse Dunskus (via PCGamer). Em suma, a aplicação não está mais disponível a partir de hoje, 20 de julho de 2023.